Pacientes

Orientações

A “Casa da Misericórdia” dará acolhimento, com hospedagem e alimentação, aos pacientes comprovadamente carentes, acima de dezesseis anos, portadores de câncer e em tratamento no Setor de Oncologia da Universidade Federal de Uberlândia (Hospital do Câncer), durante o tempo em que estiverem em tratamento.

Não serão aceitos pacientes com doenças infecto-contagiosas, toxicômanos ou portadores de doenças mentais, uma vez que a Casa não possui acomodações apropriadas nem pessoal especializado para atendimento de tais pessoas, o que colocaria em risco os demais pacientes.

Acompanhantes

Todo paciente deve ter um acompanhante, enquanto estiver hospedado na Casa da Misericórdia de Uberlândia.

As pessoas acompanhantes que se utilizam do alojamento da Casa, e que estejam em condições físicas adequadas, deverão colaborar com os serviços habituais da mesma, tais como limpeza, arrumação, lavagem de roupas, cozinha, jardinagem e outros que se fizerem necessários, sempre sob a coordenação dos funcionários da Casa.

É dever de todas as pessoas acolhidas, a preservação e o zelo por todos os pertences e dependências da Casa, bem como o de se portarem adequadamente em relação à moral e aos bons costumes, zelando pela harmonia e amizade entre todos os seus integrantes.

Condições de Acesso

Para os pacientes que necessitam do apoio de hospedagem, estes deverão solicitar através do serviço social de sua cidade as vagas (paciente e acompanhante) e o período de alojamento.

A Casa da Misericórdia avaliará a disponibilidade das vagas, e após o aceite da confirmação da vaga, o paciente deverá trazer a guia de encaminhamento emitida pelo mesmo serviço social solicitante, contendo nome do paciente e acompanhante, além período de hospedagem.

Ambiente da Casa

A Casa dispões de 36 leitos e os pacientes recebem pensão completa: dormitório e alimentação (café da manhã, almoço, café da tarde e jantar). Para os pacientes que não necessitam de hospedagem a Casa oferece apoio se necessário, alimentação, e uso do ambiente.

As instalações estão divididas em dez quartos de solteiro e três suítes para os hóspedes. Os quartos possuem infraestrutura pronta para receber os pacientes. Fornecemos todo aparato para que o paciente sinta-se bem e receba o seu tratamento no Hospital do Câncer em Uberlândia,

Regras para o paciente e o acompanhante

1. Todo paciente deve ter um acompanhante.
2. Preservação e zelo por todos pertences e dependências da Casa.
3. Portar-se adequadamente em relação à moral e aos bons costumes.
4. Zelar pela harmonia e amizade entre todos os hospedes da Casa.
5. O acompanhante que faça uso do alojamento, deve colaborar com os serviços habituais da mesma, como limpeza, arrumação, lavagem de roupas, cozinha, jardinagem, e outros que se fizerem necessário, sempre sob a coordenação de funcionários da Casa.

O que o paciente deve trazer

  • Itens de uso pessoal (escova dente, etc).
  • Toalha de banho.
  • Pasta de dente.
  • Agasalhos e roupas.
  • Documentos pessoais.

Apoio espiritual

Inspirado por São Francisco de Assis, temos horários com orações, reflexões e cantos, coordenados por voluntários da comunidade.

Um grupo de voluntários reza o terço na Casa, periodicamente, coordenado por pessoas da Comunidade São Francisco de Assis e Santa Clara.

As orações acontecem duas vezes por semana. O apoio espiritual e as orações foram iniciadas pelo Padre Antonio Francisco Fernandes e hoje em dia são conduzidos pela Nilcea (voluntária da Casa).