Sobre a Casa da Misericórdia – Casa Assistencial São Francisco de Assis

A Casa Assistencial São Francisco de Assis – “Casa da Misericórdia” – é uma obra social criada em 2003 pela Comunidade do bairro Umuarama, na cidade de Uberlândia, MG, juntamente com o Padre Antônio Francisco Fernandes (In memoriam), pároco na igreja São Francisco de Assis e Santa Clara.

Este era um antigo anseio da Comunidade, que buscava encontrar uma forma efetiva de auxílio ao irmão menos favorecido. Após amadurecerem a ideia, concluiu-se que a obra seria de caráter filantrópico-beneficente, cujo objetivo seria atender portadores de câncer procedentes de outras localidades e de baixa renda, que necessitavam permanecer na cidade para se submeterem ao tratamento.

Em 1º de fevereiro de 2003, esta Casa se tornou uma realidade, por meio de recursos próprios da Comunidade e bazar beneficente, além de recursos advindos do lucro da Festa Junina realizada anualmente no bairro Umuarama.

Do início de 2003 até o final de 2006, a Casa da Misericórdia funcionou em um imóvel alugado. Este imóvel era uma residência adaptada às circunstâncias, com capacidade máxima de 16 leitos.

Sede própria

Em dezembro de 2006, a Casa adquiriu um imóvel situado à Rua Maria Quitéria nº 925, no Bairro Umuarama, que com algumas adequações, conseguiu aumentar a capacidade de alojamento de 24 para 30 leitos.

Este imóvel foi adquirido por meio de sócios fundadores (que fizeram contribuições mensais) e também de recursos oriundos das festas juninas e do bazar beneficente de 2007 a 2010, ano em que foi quitada.

Utilidade pública municipal e estadual

Atualmente, a Casa da Misericórdia possui títulos de Utilidade Pública Municipal (2004) e Estadual (2007), e possui o reconhecimento público das Comunidades assistidas. Com mais algumas melhorias, a Casa hoje possui a capacidade máxima de 36 leitos para acomodar pacientes e acompanhantes, além de elevador para acessibilidade.

Pacientes e acompanhantes ou hóspedes

Os pacientes e hóspedes ficam hospedados de segunda a sexta-feira, durante todo o tempo necessário para a conclusão do tratamento, e retornam às suas residências aos finais de semana. Diariamente são servidas refeições como café da manhã, almoço, café da tarde e jantar.

A Casa possui alvará sanitário em dia, serviço de técnico em alimentos para garantir a qualidade dos alimentos ofertados, visita mensal da empresa de controle de pragas, além de cinco funcionárias (cozinheiras e serviços gerais) responsáveis pela cozinha e limpeza da Casa, e uma secretária responsável pela recepção dos hóspedes e trabalhos administrativos.

Organização da Casa da Misericórdia

A entidade é regida por um Estatuto que a define bem quanto à finalidade, localização, tipos de associados, organização e funcionamento da entidade (corpo diretivo: Diretoria e Conselho Fiscal), receita e patrimônio, e eleições. Possui também um Regimento Interno que dita regras aos membros da diretoria e conselho fiscal, processo eleitoral, funcionários e doações.

A Casa recebe portadores de câncer, juntamente com seu acompanhante, que vem pra Uberlândia para fazer tratamento de radioterapia e quimioterapia, e não tem como se manter na cidade. Estes pacientes são atendidos pelo Hospital do Câncer de Uberlândia.

Os pacientes e acompanhantes na Casa da Misericórdia recebem apoio de alimentação e hospedagem. Também procuramos manter um clima de paz e harmonia, fornecendo o apoio que for necessário, visto que já estão com um doença grave.

A Casa também oferece apoio espiritual a seus pacientes, com orações, reflexões, cantos, e momentos de muita espiritualidade. Inspirado por São Francisco de Assis, temos horários com orações, reflexões e cantos, coordenados por voluntários da comunidade.

Um grupo de voluntários reza o terço na Casa, periodicamente, coordenado por pessoas da Comunidade São Francisco de Assis. As orações acontecem duas vezes por semana. O apoio espiritual e as orações foram iniciadas pelo Padre Antonio Francisco Fernandes e hoje em dia são conduzidos pela Nilcea (voluntária da Casa).

Dentro dos recursos que temos, procuramos ter uma alimentação saudável, variada, com frutas e verduras, já que o paciente de câncer tem uma dieta livre. Somos motivados pelo espírito de solidariedade, amor e carinho para com nossos pacientes. Uma pessoa com câncer perde muitas vezes o sentido da vida, pois se trata de uma doença grave, e muitas vezes sem cura. Oferecer alimentação, alojamento, bem-estar, atenção e carinho, ainda é pouco, para estas pessoas geralmente tão sofridas.

Cuidados com os pacientes e acompanhantes.

Em geral, os pacientes que se hospedam na Casa de Misericórdia são atendidos pelo Hospital do Câncer de Uberlândia.

Pessoas aceitas na Casa tem direito a:

Alojamento

Disponibilizamos 36 leitos para acomodar pacientes e acompanhantes, além de elevador para acessibilidade. Os itens que fornecemos aos hospedes são: lençol, coberta, travesseiro e papel higiênico.

Alimentação

Oferecemos uma alimentação saudável, variada, com frutas e verduras. São quatro refeições diárias: café da manhã, almoço, café da tarde e jantar.

Atendimento humano e espiritual

A Casa também oferece apoio espiritual a seus pacientes, com orações, reflexões, cantos, e momentos de muita espiritualidade.